DestaquesPolítica

Lula faz balanço da gestão e diz que não abrirá mão da responsabilidade fiscal

0

Na noite deste domingo (28), o presidente Lula (PT) fez um pronunciamento em rede nacional de rádio e TV. O petista fez um balanço das ações de seu governo e afirmou que vai atuar para manter as contas equilibradas.

“Não abrirei mão da responsabilidade fiscal. Entre as muitas lições de vida que recebi de minha mãe, dona Lindu, aprendi a não gastar mais do que ganho. É essa responsabilidade que está nos permitindo ajudar a população do Rio Grande do Sul com recursos federais. Aprovamos uma reforma tributária que vai descomplicar a economia e reduzir o preço dos alimentos e produtos essenciais, inclusive a carne”, enfatizou.

Lula lembrou que o governo anterior foi um desastre, por ter dado calote nos governos estaduais; não ter atuado para combater a pandemia de covid; permitiu que 33 milhões de pessoas voltassem à extrema pobreza, recolocando o Brasil no Mapa da Fome; a inflação em alta; endividamento das famílias; e não valorizou o salário mínimo.

Ao fazer um balanço das ações de 18 meses do seu governo, Lula disse que era hora de reconstrução e futuro. O presidente destacou a geração de 2,5 milhões de empregos e a menor taxa de desemprego em 10 anos; a retomada de mais de 4 mil obras paradas; a volta da política de valorização do salário mínimo; a retirada de mais de 24 milhões de pessoas da pobreza; reajuste da tabela do IRPF; o retorno de programas sociais como o Minha Casa, Minha Vida, Mais Médicos, Farmácia Popular e o Bolsa Família (pagando um valor maior); a criação do Pé de Meia, para manter estudantes pobres nas escolas; e redução do desmatamento na Amazônia.

O presidente destacou ainda os grandes investimentos que vários setores da indústria anunciaram para o Brasil nos próximos anos e que o Brasil retomou o protagonismo no mundo em temas importantes como o combate à pobreza, a taxação dos super-ricos e o desenvolvimento sustentável, as exportações recordes e a abertura de 163 novos mercados internacionais para os produtos brasileiros.

“O mundo voltou a respeitar o nosso país por conta da nossa diplomacia altiva e soberana, e do nosso compromisso com a democracia. Para mim, governar é cuidar de milhões de famílias, como tenho feito desde o início do meu governo. Boa sorte ao Brasil”, disse.

com informações da Agência Brasil

Compartilhe no WhatsApp

Jairo Araújo avalia crescimento de acidentes de trabalho na Bahia

Previous article

Procurando emprego em Itabuna? O SineBahia tem vagas

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *