Durante ato de homenagem às escolas públicas com nota 10 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023, o presidente Lula (PT) ressaltou o fato de que todas as instituições são do Nordeste. O Ceará lidera com 15 escolas, seguido por Alagoas e Pernambuco. “Eu queria dizer o que vocês simbolizam para mim, o prazer de serem escolas do Nordeste”, disse o presidente nesta quarta (4), no Palácio do Planalto.
Lula destacou a importância de criar um ambiente escolar atraente para as crianças. “O ideal é que a gente crie um sistema em que a criança levante de manhã tendo desejo, prazer e vontade de ir para a escola. A escola tem de ser um ponto de atração para que as crianças sintam vontade de ir. Nós fizemos um pacto com governadores e prefeitos para ver se até 2030 a gente pode chegar, no mínimo, a 80% das crianças no segundo ano do ensino fundamental totalmente alfabetizadas”, disse.
PROFESSORES
O presidente ressaltou a necessidade de valorizar a categoria e melhorar suas condições de trabalho para que a educação alcance níveis mais altos. “Os professores têm de estar bem. Por isso, nós criamos um piso salarial. Nós estamos preocupados em garantir o estímulo para que milhões de moças e rapazes queiram ensinar neste país”, disse.
Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, “é determinação do governo combater o analfabetismo e promover a educação de qualidade em todo o país, com especial atenção à valorização dos professores e à criação de um ambiente escolar que desperte o interesse das crianças”.
com informações da Agência Brasil
Compartilhe no WhatsApp
Comments