Para buscar alternativas à taxação imposta aos países pelo presidente dos EUA, Donald Trump, o presidente Lula (PT) designou uma comitiva para ir a Europa. De 23 a 30 de abril, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE) realizam três importantes encontros com representantes dos Setores de Promoção Comercial e Investimentos (Secoms), Ciência, Tecnologia e Inovação (Sectecs) e Adidos Agrícolas.
A missão brasileira estará em Lisboa (Portugal), Varsóvia (Polônia) e em Bruxelas (Bélgica), com o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, e representantes do governo e empresários de diversos setores como proteína animal, café, frutas, agricultura familiar, entre outros.
O objetivo é construir acordos comerciais com países europeus para absorver produtos brasileiros, aprofundando e ampliando as relações econômicas. Além de tratar da validação do acordo Mercosul-União Europeia.
“A atuação do governo Lula até aqui foi crucial e ainda há muito trabalho a ser feito. Com a conclusão do acordo estamos falando da criação do maior bloco econômico do mundo, com mais de 700 milhões de pessoas. O acordo nos proporciona a possibilidade de novos negócios que estimulam a economia verde e a transição energética. Os esforços para aprovação do acordo mostram que esses dois grandes blocos querem seguir no caminho do multilateralismo, alinhado a práticas sociais, ambientais e de governança”, disse Jorge Viana.
com informações da Agência Brasil
Compartilhe no WhatsApp
Comments