Com a marca de reaproximar o Brasil do mundo, o presidente eleito Lula (PT) encerrou sua passagem pela Conferência para o Clima das Organização das Nações Unidas (COP27), no Egito, realizando novas reuniões bilaterais com lideranças globais.
Após participar do Fórum Internacional dos Povos Indígenas, o petista se reuniu com o secretário-geral da ONU, o português António Guterres. Em seguida, esteve com o ministro do Meio Ambiente da Noruega, Espen Barth Eide, que anunciou a reativação dos investimentos no Fundo Amazônia, suspenso após o ex-ministro do Meio Ambiente do Brasil, Ricardo Salles, alterar as regras de financiamento. Lula esteve, ainda, com a ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, com quem tratou sobre o mesmo tema.
Desde que chegou a COP27, Lula fez inúmeras reuniões com lideranças mundiais, com destaque para os representantes das duas maiores economias do mundo: John Kerry, ex-secretário de Estado dos Estados Unidos e enviado pelo governo do país à COP, e Xie Zhen Hua, Alto Representante da China para o clima.
Nesta quinta (18), Lula estará em Portugal, onde terá reuniões com o primeiro-ministro do país, António Costa, e com o presidente Marcelo Rebelo de Sousa.
com informações da Revista Fórum
Compartilhe no WhatsApp
Comments