Nesta sexta (26), o presidente Lula (PT) visitou a fábrica da Embraer, em São José dos Campos, no interior de São Paulo. Ele acompanhou a entrega de um jato comercial modelo 195-E2, produzido pela companhia, para a Azul Linhas Aéreas, e ouviu boas notícia.
“Estamos investindo cerca de R$ 2 bilhões neste ano, e gerando mais de 900 empregos diretos em nossas fábricas no Brasil”, anunciou o presidente da empresa, Francisco Gomes Neto. No evento, o CEO da Azul, John Rodgerson, anunciou a compra de 13 novos jatos da Embraer este ano. Ao todo, os investimentos somam R$ 3 bilhões.
Terceira maior fabricante de jatos comerciais do mundo, a Embraer é líder no segmento de aeronaves com até 130 lugares e jatos executivos. Com 19 mil funcionários, tem presença em todos os continentes. Mesmo privatizada desde 1994, o governo detém poder final em decisões estratégicas da companhia.
Lula destacou a trajetória bem-sucedida da empresa. “Eu estou numa empresa que sempre foi motivo de orgulho para esse país. É preciso sonhar grande. Se o Ozíres [Silva, fundador da Embraer] não tivesse pensando grande, a gente não tinha a Embraer. Sem o brigadeiro Montenegro [fundador do ITA], a gente não tinha o ITA. As coisas grandes são resultado de muita coragem, não é com covardia. Quero que vocês saibam que esse momento para mim é muito histórico”, afirmou.
Criada pelo Estado em 1969, a Embraer já fabricou e vendeu mais de 8 mil aviões, que transportam cerca de 145 milhões de passageiros por ano em todo o mundo. A empresa fabrica aviões comerciais e de uso privado, alén de aeronaves militares, como cargueiro KC-390 e o Super Tucano, e aviões agrícolas.
com informações da Agência Brasil
Compartilhe no WhatsApp
Comments