DestaquesPolítica

Lula destaca legado e fala de pandemia; Bolsonaro repete denúncias vazias

0

Com um novo formato, a Band realizou o primeiro debate entre o ex-presidente Lula (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL). A postura dos dois candidatos mostrou qual a linha adotada por ambos. O petista buscou resgatar os números do seu governo e mostrar a má gestão do atual governo na pandemia, “que poderia ter evitado 400 mil mortes se tivesse compradao a vacina logo”.

No início, Lula falou das universidades e escolas técnicas que criou, dos programas como ProUni e Fies, perguntando quantas instituições de ensino superior o seu adversário construiu e o que fez pela educação. Bolsonaro apenas disse que com a pandemia, não tinha porquê fazer universidades e levou o debate para o campo ideológico, sem falar do que pretende fazer se for reeleito.

O atual presidente tentou vincular Lula à criminalidade, mas derrapou ao chamar os moradores do Complexo do Alemão de “traficantes”. E Lula rebateu: “Quem tem ligação com o crime organizado é você”. O ex-presidente associou Bolsonaro a milicianos do Rio de Janeiro, lembrando, inclusive, do assassinato de Marielle Franco. Sobre o PCC e Marcola, Lula respondeu que se Alckmin não transferiu o detento, deveria ter uma razão. Em seguida, o petista lembrou que construiu cinco presídios federais, enquanto Bolsonaro não fez nada.

Para completar, disse: “Eu tenho orgulho de conseguir entrar numa favela sem segurança. O pessoal falava para eu tomar cuidado no Rio porque o Bolsonaro é amigo dos milicianos. Fui no Complexo do Alemão e tinha ali trabalhador. Mulheres e homens que trabalham. Os bandidos, você sabe onde estavam. Os bandidos, tinha um que era vizinho seu, que tinha mais de 100 armas [referência Ronnie Lessa, preso pela morte de Marielle]. Os grandes bandidos também estão no lugar de ricos”.

ECONOMIA

O tema economia foi pouco explorado. Lula reforçou que fará uma reunião com os governadores para discutir grandes obras de infraestrutura nos estados. “Com o PAC e a política de valorização do salário mínimo, dinamizamos a economia, gerando 22 milhões de empregos e tirando o Brasil do Mapa da Fome. E vamos fazer melhor ainda se eu for eleito. Não podemos ser um dos grandes produtores mundiais de alimentos e ter 33 milhões de pessoas passando fome”, afirmou.

Bolsonaro se limitou a dizer que os números do seu governo são positivos e elogiou a condução econômica de sua administração, dando a entender que, se reeleito, a linha seguirá sendo a mesma.

INFRAESTRUTURA

Em determinado debate sobre obras de infraestrutura, Lula chamou Bolsonaro de mentiroso sobre a transposição do Rio São Francisco. “Nas propagandas, você trata a obra como sua. Mas, meu governo fez 88% da obra. Os governos Dilma e Temer deram andamento. E Bolsonaro só fez 3,5%”, pontuou. “Você acha que alguém acredita que você levou água e fez ferrovia? Não tem um projeto seu”, disse Lula.

Bolsonaro respondeu que a obra do São Francisco era para ter acabado em 2010, mas não acabou porque “o Brasil viveu uma explosão de corrupção”.

Compartilhe no WhatsApp

National Geographic Explorer abre temporada de cruzeiros na Bahia

Previous article

Vereadores de Itabuna rejeitam aumento seis taxas do código tributário

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *