DestaquesPolítica

Lula decreta intervenção no DF após invasão terrorista; vídeo

0

Brasília foi invadida, na tarde deste domingo (08), por terroristas apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro. Aos gritos de “faxina geral” eles ocuparam a Esplanada dos Ministérios, o Congresso Nacional e o STF, quebrando tudo que encontravam pela frente.

Imediatamente, o presidente Lula (que foi ver a situação de Araraquara, em SP, atingida pelas chuvas) assinou um Decreto Presidencial definindo a intervenção federal na Segurança Pública do Distro Federal, para garantir a ordem pública até o dia 31 de janeiro. O decrecto foi baseado nos artigos 34 e 84 da Constituição Federal.

“Vimos um ato de barbárie e verdadeiros vândalos que quebraram o patrimônimo público. Claramente, houve falta de segurança. Essas pessoasl serão encontradas e punidas. A democracia garante o direito de manifestação, mas exige respeito às instituições. Vamos investigar quem financiou toda estrutura para esse ato terrorista e se houve omissão de setores do estado”, enfatizou Lula.

O presidente lembrou que a esquerda já sofreu várias repressões, mas nunca agiu assim. “Nunca se viu qualquer movimento que invadisse o Congresso. Vamos investigar quem são os financiadores desse terrorismo. Eles pagarão com a força da lei. Essas pessoas devem ser punidas de forma exemplar. Vestem a camisa da Seleção para se fingir de brasileiros, mas querem um golpe de Estado. Não vamos permitir esse absurdo. Vamos reconstruir o Brasil e a democracia”, afirmou.

O ROTEIRO DA INVASÃO

Segundo o portal Metrópoles, o maior grupo de terroristas partiu do quartel-general do Exército, em Brasília, por volta das 13h30. Muitos foram à região central da capital da República com pedaços de pau na mão.

Estranhamente, o governador de Brasília, Ibaneis Rocha, e o secretário de Justiça, Anderson Torres, já sabiam de mensagens em grupos de zap: “sai ônibus para Brasília, com tudo de graça”, “vai ter toda estrutura, como banheiro, comida, água…”. Já em Brasília, uma mensagem avisando: “Vamos Brasília, derrubar o Congresso”, inflamou um dos terroristas.

Quando centenas de pessoas entram nas dependências dos três poderes, está claro que não houve um contingente de policiais para impedir o ato terrorista. “Deus está do nosso lado e vai jogar todo o gás pra eles de volta”, disse um dos manifestantes enquanto tentava invadir a Corte. “A polícia está com nós. A PM liberou para gente ficar aqui”, afirmou um bolsonarista.

com informações do Metrópoles

Compartilhe no WhatsApp

Lula visita Araraquara para examinar danos causados pelas chuvas

Previous article

Após terrorismo, americanos querem extradição de Bolsonaro dos EUA

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *