Em viagem de negócios ao mundo árabe, o presidente Lula (PT) desembarcou, nesta terça (28), em Riade, capital da Arábia Saudita. Lá, o chefe do Executivo brasileiro se reuniu com o príncipe Mohammed bin Salman, além de empresários brasileiros e sauditas. “Vamos apresentar projetos de investimento no Brasil e aumentar as relações comerciais e de parceria entre nossos países nos setores de energia, agricultura e também na indústria. Também vamos apresentar os projetos do Novo PAC para investimentos em infraestrutura”, postou Lula nas redes sociais.
Nesta quarta (29), Lula estará em dois eventos empresariais, um de promoção de produtos da empresa brasileira Embraer e outro da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). A expectativa é de incremento dos investimentos sauditas no Brasil nos próximos anos. Segundo o Itamaraty, em outubro de 2019, houve um anúncio da intenção de se investir algo em torno de US$ 10 bilhões, parte dos quais já em curso.
Depois, Lula segue para Doha, no Catar. Na quinta (30), aproveitará o contato com lideranças políticas e empresariais para aprofundar e diversificar a relação bilateral. O presidente deve tratar, também, da guerra entre Israel e o Hamas, que controla da Faixa de Gaza. O Catar é um interlocutor para negociações em relação ao conflito.
CONFERÊNCIA DO CLIMA E ALEMANHA
Nesse mesmo dia, a comitiva presidencial desembarca em Dubai, nos Emirados Árabes, para participar da 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 28). O evento fará um balanço da implementação do Acordo de Paris estabelecido na COP 21, em 2015.
Lula deixa os Emirados Árabes no dia 2 de dezembro, quando viaja à Alemanha, onde se reunirá com o presidente Frank-Walter Steinmeier e com o primeiro-ministro Olaf Scholz. A Alemanha é um dos países que defendem a assinatura do acordo Mercosul-União Europeia e a oitava maior fonte de investimentos no Brasil.
com informações da Agência Brasil
Compartilhe no WhatsApp
Comments