Por conta do agravamento dos incêndios na região Norte, o presidente Lula (PT) convocou, nesta segunda (24), vários ministros para uma reunião emergencial. Segundo o Planalto, o objetivo foi discutir formas de enfrentar o problema no Pantanal e na Amazônia.
Estiveram com o presidente os ministros Marina Silva (Meio Ambiente), Simone Tebet (Planejamento), Waldez Góes (Integração), Laércio Portela (Secretaria de Comunicação Social) e Miriam Belchior (Casa Civil), substituindo o ministro Rui Costa, que está de férias. Uma sala de situação foi instalada para coordenar a resposta às crises ambientais. Nela, participarão, também, representantes de órgãos importantes, como o Ibama.
Por causa das chamas no Pantanal, o governo do Mato Grosso do Sul decretou estado de emergência. A área queimada em 2024 no bioma já chegou a 627 mil hectares, sendo 480 mil hectares em Mato Grosso do Sul e 148 mil em Mato Grosso. Os dados são do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (LASA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
No dia 14 de junho, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, já havia anunciado a criação de uma sala para acompanhar os incêndios e a seca no Brasil. Na ocasião, a ministra disse que a medida seria “permanente”.
com informações do Metrópoles
Compartilhe no WhatsApp
Comments