Para fortalecer o bloco dos países da América do Sul, o presidente Lula (PT) convidou os presidentes sul-americanos para uma reunião em Brasília, no dia 30 de maio. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o objetivo e realizar um diálogo franco com as nações sul-americanas.
“O propósito da reunião é identificar denominadores comuns, discutir perspectivas para a região e reativar a agenda de cooperação sul-americana em áreas-chave, como saúde, mudança do clima, defesa, combate aos ilícitos transnacionais, infraestrutura e energia, entre outros”, diz o comunicado.
“Como indicou o Presidente da República aos seus pares regionais, ‘é imperioso que voltemos a enxergar a América do Sul como região de paz e cooperação, capaz de gerar iniciativas concretas para fazer frente ao desafio, que todos compartilhamos e almejamos, do desenvolvimento sustentável com justiça social'”, complementa a nota.
RESUMO DA ÓPERA – Desde a posse, Lula se movimenta para reaproximar os países sul-americanos. Fortalecer o bloco, politicamente e economicamente, ajuda o continente – e cada país – nas negociações com os blocos europeu e asiático, além dos Estados Unidos. O Mercosul foi secundarizado nos últimos anos pelos governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro, dificultando o desenvolvimento das economias do continente. A reconstrução do Brasil passa, também, pelo fortalecimento dos vizinhos.
com informações do iG
Compartilhe no WhatsApp
Comments