O presidente Lula (PT) inaugurou, nesta quinta (4), a Estação Elevatória de Água Bruta Ipojuca e do trecho Belo Jardim-Caruaru da Adutora do Agreste de Pernambuco, em Arcoverde (PE). O sistema abastecerá o interior pernambucano com água da transposição do Rio São Francisco. O petista abordou os desafios do projeto iniciado em seu primeiro governo (2005), falou sobre a importância da água tratada para a saúde pública e o desenvolvimento das comunidades, e lembrou das dificuldades enfrentadas pela população, defendendo os investimentos públicos no projeto.
“Havia uma bobagem de que tinha algum estado que se achava dono do rio. Graças a Deus, a gente elegeu o companheiro Jacques Wagner, governador do PT, e o Jacques Wagner, enquanto governador, falou: a água não é da Bahia, a água passa na Bahia, ela é do povo brasileiro. E, portanto, o Brasil tem o direito de fazer a transposição para trazer água para 12 milhões de brasileiros e brasileiras que moram no semiárido”, disse Lula.
Segundo Lula, o Brasil tem o direito de fazer a transposição para trazer água para 12 milhões de brasileiros e brasileiras que moram no semiárido. “A obsessão que eu tenho pelo Nordeste e pela questão da água aqui é porque, quando eu tinha sete anos de idade, eu morava em Caetés [PE] e a gente tinha que buscar água num açude, buscar água no pote, eu e meus irmãos”, lembrou.
Ao apontar os problemas de saúde em razão do consumo de água não tratada, ele celebrou: “[Agora], Pernambuco terá água para todo mundo se fartar, bebendo, tomando banho e cuidando dos animais e cuidando da nossa agricultura”.
com informações do iG
Compartilhe no WhatsApp
Comments