DestaquesPolítica

Lula celebra vitória da esquerda no Uruguai: “Fortalece a integração regional”

0
Foto: CNN Brasil

Enquanto o mundo vê o crescimento da extrema-direita, na América Latina mais uma vitória reforça o campo da esquerda: Yamandú Orsi, candidato da Frente Ampla e apoiado pelo ex-presidente José Mujica, venceu Álvaro Delgado, da coalizão de centro-direita. Orsi teve 49,3% dos votos, e Delgado, 46,4%.

Aos 57 anos, Orsi foi professor de história e ex-governador do departamento (espécie de Estado) de Canelones, o segundo maior do Uruguai. Entre suas promessas na campanha eleitoral, defendeu a causa ambiental, apoio aos pequenos produtores e inclusão social.

O novo presidente falou em fazer uma política baseada no diálogo e prometeu não fazer mudanças radicais no país. E comentou sobre o resultado das eleições parlamentares, que colocou o Congresso dividido. “Quando se trata de governar, com a estrutura parlamentar que teremos, o governo será forçado a negociar”, disse.

Embora prometa criar uma “nova esquerda” no Uruguai, Yamandú Orsi não planeja mudanças drásticas. Ele prefere negociar qualquer acordo com Pequim por meio do Mercosul; propõe incentivos fiscais para atrair investimentos e reformas da Previdência Social que reduziriam a idade de aposentadoria, mas não chegam a uma reforma radical buscada pelos sindicatos.

PRESIDENTE LULA DESTACA VITÓRIA

“Quero congratular o povo uruguaio pela realização de eleições democráticas e pacíficas e, em especial, o presidente eleito Yamandú Orsi, a Frente Ampla e meu amigo Pepe Mujica pela vitória no pleito de hoje. Essa é uma vitória de toda a América Latina e do Caribe. Brasil e Uruguai seguirão trabalhando juntos no Mercosul e em outros fóruns pelo desenvolvimento justo e sustentável, pela paz e em prol da integração regional”, escreveu Lula no X (antigo Twitter).

Na luta atual contra a extrema-direita, a vitória de um político de esquerda, mesmo liderando uma frente ampla, é importante para fortalecer o Mercosul e fazer a América Latina reduzir as desigualdades econômicas e sociais, além de se relacionar com soberania diante dos países mais ricos.

com informações do g1 e Revista Fórum

Compartilhe no WhatsApp

Itabuna inicia preparativos para construção de viaduto no Banco Raso

Previous article

Indiciamento de Bolsonaro tem mais apoio do que críticas nas redes sociais

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *