Anunciado pelo presidente Lula (PT), nesta quinta (21), o Plano Juventude Negra Viva cita, entre vários pontos, como meta a criação de uma bolsa de R$ 500 para que jovens façam cursos de capacitação em institutos federais. Os investimentos partem de 18 ministérios e o pacote completo representa recursos de R$ 665 milhões.
Para construir as bases do plano, foram ouvidos 6.000 jovens, de todos os 26 estados brasileiros e do Distrito Federal em 2023. No total, são 43 metas e 217 ações pactuadas com 18 ministérios.
São 11 eixos de atuação: acesso à Justiça e segurança pública; promoção da saúde; geração de trabalho, emprego e renda; educação; cultura; ciência e tecnologia; esporte; meio ambiente, garantia do direito à cidade e valorização dos territórios; assistência social; segurança alimentar e nutricional; fortalecimento da democracia.
O governo explicou que, na área de segurança pública, por exemplo, está a meta de instituir o Projeto Nacional de Câmeras Corporais. Além disso, o plano fala em “estabelecer rotinas, parâmetros e procedimentos de atuação policial frente a grupos vulneráveis”.
com informações do Poder360
Compartilhe no WhatsApp
Comments