Durante sua agenda em Angola para estreitar as parcerias comerciais, o presidente Lula (PT) se encontrou com o presidente João Lourenço, que o condecorou com a mais alta distinção do Estado angolano, a Grande Ordem António Agostinho Neto. A condecoração leva o nome do ex-presidente que lutou pela independência de Angola, em 1975. O Brasil foi o primeiro país a reconhecer o país africano como independente
Ao agradecer, Lula anunciou a luta contra a desigualdade no mundo. “Essa Ordem aumenta a minha responsabilidade, porque agora eu estou reforçando o compromisso de tentar fazer uma campanha mundial contra a desigualdade“, afirmou e garantiu que encabeçará uma mobilização para conscientizar as pessoas sobre o aumento da fome no Brasil e no mundo, além de outras desigualdades, como de raça, gênero e classe social.
Lula, por sua vez, condecorou João Lourenço com a Ordem Nacional Cruzeiro do Sul, comenda que o presidente do Brasil atribui a personalidades estrangeiras. O chefe de Estado angolano se emocionou.
Pelo Twitter, o presidente brasileiro anunciou que convidará o país africano para participar das reuniões do G20, que será presidido pelo Brasil a partir de dezembro. “Reiterei ao presidente João Lourenço que essa relação é uma política de Estado, que independe das circunstâncias. Vamos continuar fortalecendo a parceria no Atlântico Sul”, afirmou.
com informações do UOL
Compartilhe no WhatsApp
Comments