Na abertura da 26ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, nesta terça (20), o presidente Lula (PT) anunciou uma política de crédito para reforma de moradias e outra para garantir o acesso de pacientes do SUS a médicos especialistas. Mais uma edição do PAC Seleções, que financia obras públicas essenciais, também deve ser lançada em breve, com foco na construção de casas.
“Além do Minha Casa, Minhas Vida, nós vamos anunciar uma política de crédito para reforma de casa. Ou seja, o cidadão que quiser reformar a sua casa, fazer uma garagem, um quarto, um banheiro, esse cidadão tem direito de ir ao banco e pegar um crédito com o juro mais barato possível. Porque o governo sozinho, nem o prefeito, nem o estadual, dá conta de fazer as casas”, disse o presidente.
Na marcha dos prefeitos, os gestores das cidades brasileiras se reúnem na capital federal para apresentar ao governo as demandas locais e receber orientações técnicas sobre políticas públicas.
MÉDICOS ESPECIALISTAS
Sobre os atendimentos médicos no SUS, Lula afirmou que todo cidadão terá direito à segunda consulta com especialista e também a um exame de imagem, como ressonância e tomografia. “Quando eu vou fazer um check-up, eu passo em 40 máquinas. O povo morre sem passar em nenhuma. Então, ele tem que ter o direito de utilizar esta máquina na cidade ou no estado que ele mora”, prometeu.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, já havia dito que o governo vai estabelecer parcerias com a rede privada de saúde para garantir o atendimento especializado no tempo certo. Segundo ele, “muitos dos serviços privados têm uma capacidade ociosa que pode ser compartilhada, especialmente para o diagnóstico e tratamento de câncer”.
com informações da Agência Brasil
Compartilhe no WhatsApp
Comments