Sempre destacado como momento especial, o presidente Lula (PT) reencontrou os baianos nesta quinta (11), em Salvador, na abertura das plenárias estaduais do Plano Plurianual (PPA) Participativo. Antes de abordar o programa, o petista voltou a agradecer a Bahia pela vitória nas eleições e falou da relação especial com os baianos.
Sobre o PPA, processo em que a sociedade opina sobre as prioridades para investimentos de recursos e políticas públicas para os próximos anos, o presidente destacou que o governo quer priorizar os programas sociais no orçamento para o próximo ano e pediu que, mesmo aqueles que o criticam, participem da consulta popular.
“Eu quero que vocês compreendam que nem tudo que vocês fizeram vai ser aprovado, às vezes, nada, porque quem vai aprovar é o Congresso Nacional. Mas o Congresso tem que saber que o orçamento não é só da Simone [Tebet, ministra do Planejamento e Orçamento], não é só do governo, o Congresso vai ter que saber que o orçamento tem o dedo do povo e quando tem o dedo do povo é preciso respeitar as mudanças que o povo quer fazer”, disse.
Lula reforçou a importância da participação social para construção de políticas públicas. “A participação de vocês é fundamental, convencer pessoas que xingam o governo, ‘ah, o governo gasta demais, o governo não fez as contas’, manda ele fazer a proposta. Manda ele parar de gaguejar, parar de falar mal e manda produzir alguma coisa útil, mas ele mandar para o PPA o que ele está pensando”, acrescentou Lula.
GOVERNADOR DESTACA PARCERIA
O governador Jerônimo Rodrigues reforçou que a Bahia será parceira do governo federal nesse novo momento. “O povo baiano foi fundamental para a volta de um governo federal que se preocupa, de verdade, com a nossa gente e, ao lado do presidente Lula, vamos reconstruir o Brasil e fazer a Bahia avançar cada vez mais”, afirmou.
O evento realizado em Salvador é o primeiro de 27 plenárias que serão realizadas nos estados e no Distrito Federal com a participação de entidades de representação, como conselhos, associações, sindicatos e ONGs. Lula também lançou a plataforma digital Brasil Participativo, que permite a todo cidadão opinar na definição de programas e propostas para o País.
com informações da Agência Brasil
Compartilhe no WhatsApp
Comments