Estudo da Linx, empresa especialista em tecnologia para o varejo, mostra que dezembro fecha com saldo positivo no varejo brasileiro. As vendas em lojas físicas cresceram 5,8% entre 01 e 25 do mês, comparado ao mesmo período do ano passado.
Segundo a pesquisa, o resultado foi impulsionado, especialmente, pelas vendas de fim de ano, destacando-se os setores de alimentação e calçados. O segmento de foo service, considerando delivery e lojas físicas, teve crescimento de 9% nas vendas durante a semana do Natal, em comparação ao ano passado. O valor transacionado também registrou aumento de 9% em relação a 2022.
Já o setor de alimentação sentiu os impactos positivos na primeira quinzena de dezembro, quando registrou aumento de 8% nas vendas, em comparação com o mesmo período no mês anterior. “As vendas de final de ano muitas vezes ajudam comerciantes a fecharem seu caixa do ano inteiro, pois é um período no qual o fluxo de clientes tende a aumentar de forma considerável”, explica Tiago Mello, CMO da Linx.
Outro setor que apresentou crescimento das vendas foi o de calçados, com aumento de 9,77% no valor transacionado e 7,46% no total de vendas. “As compras de última hora também movimentaram o setor calçadista, que mesmo em um ano de muitas dificuldades conseguiu finalizar observando um crescimento em suas vendas”, destaca Mello.
com informações do Mercado & Consumo
Compartilhe no WhatsApp
Comments