A RegiãoDestaquesEconomia

Loja do BIG Bompreço de Itabuna entre as que serão negociadas

0

A loja do BIG Bombpreço de Itabuna, localizada no bairro do Góes Calmon, está entre as unidades que serão negociadas pelo Carrefour. A operação aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), no dia 25 de maio, consiste na aquisição das ações do grupo Big Brasil pelo Atacadão, por R$ 7,5 bilhões.

É a maior transação no varejo nacional, em valores. Assim, o Carrefour se torna a segunda maior rede varejista da América Latina, atrás da Walmex, operação do Walmart no México. Para adquirir o grupo Big, a empresa precisa cumprir algumas condições, como a venda de lojas. As unidades já estão em negociação junto a, pelo menos, dois fundos imobiliários e redes regionais, dizem fontes a par do assunto.

Segundo o jornal Valor, a lista final das cidades onde estão as lojas a serem vendidas tem: Gravataí (RS), Itabuna (BA), Juazeiro do Norte (CE), Maceió (AL), Olinda (PE), Paulista (PE), Recife (PE), Santa Maria (RS) e Viamão (RS). Alguns desses municípios têm mais de uma unidade.

DESAFIO DA INTEGRAÇÃO

Agora, o Carrefour tem que encarar o seu maior desafio dos últimos anos, na visão de especialistas: montar uma megaestrutura de sistemas, logística e distribuição integradas, que seja a base para que o varejo e o atacarejo operem de forma rentável e equilibrada.

O CEO geral do Grupo Carrefour, Stéphane Maquaire, divulgou um vídeo interno, ao qual o Valor teve acesso, informando que a venda de pontos já era esperada e haverá um esforço para que as mudanças para a integração do Big não afetem o consumidor. Normalmente, essas transições duram anos e exigem trocas de sistemas, unificação de compras junto à indústria e redução de quadros de funcionários em certas áreas.

A OPERAÇÃO

Na prática, são 386 lojas objeto de aquisição por parte do Atacadão. O Big, controlado pela gestora Advent e pelo Walmart e formado por sete marcas (Big, Big Bompreço, Nacional, Super bompreço, Sam’s Club, Todo Dia e Maxxi Atacado), concentrava as redes de supermercado e hipermercado que eram do Sonae, no Sul, e do Bompreço, no Nordeste.

Dessas sete, devem desaparecer Big e Maxxi. Os hipermercados BIG e Bompreço serão convertidos em bandeiras Carrefour, Atacadão ou Sam’s Club. Já o Maxxi deve virar Atacadão. Com o Big, o Carrefour passa a ter 876 lojas e R$ 100 bilhões em vendas anuais.

Essa será a terceira vez, desde 2016, que as marcas Big e Bompreço passarão por mudanças. De 2016 para 2017, anos após o Walmart comprar os ativos no país, a empresa tirou o nome Big e passou a usar Walmart nas lojas no Sul. Em 2019, após vender a operação para a Advent, a marca voltou. Agora, novamente deixará de ser usada. No Nordeste, o grupo deve manter elementos da marca Carrefour junto com o nome Bompreço.

com informações de Adriana Mattos, de Valor

Compartilhe no WhatsApp

Forrozeiro critica programações de forró na Bahia

Previous article

Atendimento odontológico gratuito segue em Ilhéus neste domingo

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *