A loja do BIG Bombpreço de Itabuna, localizada no bairro do Góes Calmon, está entre as unidades que serão negociadas pelo Carrefour. A operação aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), no dia 25 de maio, consiste na aquisição das ações do grupo Big Brasil pelo Atacadão, por R$ 7,5 bilhões.
É a maior transação no varejo nacional, em valores. Assim, o Carrefour se torna a segunda maior rede varejista da América Latina, atrás da Walmex, operação do Walmart no México. Para adquirir o grupo Big, a empresa precisa cumprir algumas condições, como a venda de lojas. As unidades já estão em negociação junto a, pelo menos, dois fundos imobiliários e redes regionais, dizem fontes a par do assunto.
Segundo o jornal Valor, a lista final das cidades onde estão as lojas a serem vendidas tem: Gravataí (RS), Itabuna (BA), Juazeiro do Norte (CE), Maceió (AL), Olinda (PE), Paulista (PE), Recife (PE), Santa Maria (RS) e Viamão (RS). Alguns desses municípios têm mais de uma unidade.
DESAFIO DA INTEGRAÇÃO
Agora, o Carrefour tem que encarar o seu maior desafio dos últimos anos, na visão de especialistas: montar uma megaestrutura de sistemas, logística e distribuição integradas, que seja a base para que o varejo e o atacarejo operem de forma rentável e equilibrada.
O CEO geral do Grupo Carrefour, Stéphane Maquaire, divulgou um vídeo interno, ao qual o Valor teve acesso, informando que a venda de pontos já era esperada e haverá um esforço para que as mudanças para a integração do Big não afetem o consumidor. Normalmente, essas transições duram anos e exigem trocas de sistemas, unificação de compras junto à indústria e redução de quadros de funcionários em certas áreas.
A OPERAÇÃO
Na prática, são 386 lojas objeto de aquisição por parte do Atacadão. O Big, controlado pela gestora Advent e pelo Walmart e formado por sete marcas (Big, Big Bompreço, Nacional, Super bompreço, Sam’s Club, Todo Dia e Maxxi Atacado), concentrava as redes de supermercado e hipermercado que eram do Sonae, no Sul, e do Bompreço, no Nordeste.
Dessas sete, devem desaparecer Big e Maxxi. Os hipermercados BIG e Bompreço serão convertidos em bandeiras Carrefour, Atacadão ou Sam’s Club. Já o Maxxi deve virar Atacadão. Com o Big, o Carrefour passa a ter 876 lojas e R$ 100 bilhões em vendas anuais.
Essa será a terceira vez, desde 2016, que as marcas Big e Bompreço passarão por mudanças. De 2016 para 2017, anos após o Walmart comprar os ativos no país, a empresa tirou o nome Big e passou a usar Walmart nas lojas no Sul. Em 2019, após vender a operação para a Advent, a marca voltou. Agora, novamente deixará de ser usada. No Nordeste, o grupo deve manter elementos da marca Carrefour junto com o nome Bompreço.
com informações de Adriana Mattos, de Valor
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