DestaquesGeral

Lição da Bahia: novas bibliotecas das escolas públicas são referência

0

Com R$ 4,5 bilhões aplicados na área da educação, o governo Rui Costa celebra as bibliotecas das novas escolas estaduais se transformando em referência nacional. O padrão adotado na rede foi apresentado na audiência pública “As bibliotecas escolares que queremos”, realizada pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados Federais, com representantes do Conselho Federal e dos conselhos estaduais de Biblioteconomia.

A biblioteca do Centro Estadual de Educação, Inovação e Formação da Bahia Mãe Stella (Ceeinfor), em Salvador, foi um dos destaques apresentados. A unidade, assim como as das demais escolas inauguradas possui com um acervo de 4 a 5 mil livros.

O ambiente é climatizado, tem iluminação natural e artificial; disponibiliza computadores com acesso à internet; mesas com cadeiras confortáveis; expositores com periódicos e revistas em quadrinho; tapetes; puffs; prateleiras de duplas faces; guarda-volumes; e um painel com a linha do tempo da Literatura Brasileira. No acervo, os estudantes encontram clássicos de autores como Machado de Assis; títulos de autores baianos, como o livro “Torto arado”, de Itamar Vieira Junior; e clássicos da literatura estrangeira, como “Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra”, de Mia Couto; além de quadrinhos; livros de apoio pedagógico para os professores e estudantes; e coleções com obras dos principais educadores brasileiros e estrangeiros, como Paulo Freire, Anísio Teixeira, Jean-jacues Rousseau, Jean Piaget e outros.

Os estudantes encontram, ainda, romances; livros de poesia, suspense e ficção; obras de referência, como dicionários, atlas, enciclopédias; e obras que contemplam a pluralidade territorial e local, a exemplo da Literatura de Cordel.

“A biblioteca escolar é um equipamento educativo imprescindível para o processo de ensino e aprendizagem, tanto para os professores, quanto para os estudantes. É um espaço de pesquisa e apoio ao desenvolvimento das competências e habilidades intelectuais dos seus usuários, fomenta a leitura, a criatividade e a imaginação dos estudantes através das suas variadas fontes e recursos de informação, que vão do impresso ao virtual”, diz a coordenadora do Livro e da Biblioteca da Secretaria da Educação (SEC), Alessandra Santana.

com informações da SEC

Compartilhe no WhatsApp

Tem vagas de emprego do SineBahia para Itabuna

Previous article

Prefeitura de Itabuna acelera Operação Chuva para a recuperação emergencial da cidade

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *