A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realizará, na quinta (4), o leilão do 5G, a nova geração de internet móvel. É mais uma revolução digital, prometendo conexão com velocidade ultrarrápida, avanços de tecnologias como carros que dirigem sozinhos e a possibilidade de ligar muitos objetos à internet ao mesmo tempo.
Nessa evolução da conexão 4G atual, a promessa é mais velocidade para baixar e enviar arquivos, reduzirá o tempo de resposta entre diferentes dispositivos e tornará as conexões mais estáveis. Vai permitir ainda conectar muitos objetos à internet ao mesmo tempo: celular, carro, semáforo, relógio.
O 5G também promete tempo mínimo de resposta entre um aparelho e os servidores de internet – aquele “delay” que acontece em ligações em vídeo, quando é preciso esperar uns segundos até que a pessoa do outro lado veja e ouça o que falamos.
Segundo especialistas, tecnologias como os carros autônomos e a telemedicina devem avançar com o 5G, bem como a chamada “indústria 4.0” com toda a linha de produção automatizada. Cirurgias feitas remotamente, por exemplo, serão mais confiáveis quando a rede oferecer um tempo de resposta mínimo.
Com informações do G1
Compartilhe no WhatsApp
Comments