DestaquesGeral

Jovens garantem assistência técnica em comunidades agrícolas da Bahia

0

Um programa da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) está assegurando renda e formação prática para jovens rurais da Bahia e ampliando o acesso ao serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). O trabalho de Agentes Comunitários Rurais (ACR) e Agentes Comunitários em Apicultura e Meliponicultura (ACA) conta com mais de 800 jovens de comunidades rurais da Bahia capacitados.

Eles atuam como responsáveis por uma diversidade de funções fundamentais à boa execução e gestão dos investimentos realizados em centenas de associações e cooperativas do estado, por meio de projetos executados pela CAR, a exemplo do Bahia Produtiva e Pró-Semiárido.

Segundo o diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, esses jovens idealizaram as políticas públicas em comunidades quilombolas, indígenas e de agricultores e agricultoras familiares. Eles foram contratados pelas próprias associações e cooperativas, prioritariamente na sua comunidade ou seu entorno, com as funções de mobilizar, mediar e multiplicar os conhecimentos técnicos e de gestão junto a agricultoras e agricultores dessas comunidades rurais.

PRIMEIRO EMPREGO E “DIVISOR DE ÁGUAS”

A técnica em Agropecuária e Pedagoga, Gilmara Borges, foi selecionada para atuar como ACR na Associação do Tombador, no município de Alagoinhas. “Foi o meu primeiro emprego com carteira assinada, um sonho para mim. carrego uma bagagem de aprendizado”, destacou.

Para Carla Dias, da comunidade Campos, em Juazeiro, o trabalho como ACR foi um ‘divisor de águas’ em sua vida. “Essa contratação me abriu portas. Foi uma oportunidade de crescimento tanto no profissional quanto no pessoal. Tive inúmeras capacitações e oficinas, experiências como intercâmbios em outras comunidades”, pontuou.

Jeandro destaca outra ação da CAR para juventude rural: o Lidera BP – Formação e Desenvolvimento de Jovens Líderes do Bahia Produtiva. Ele prepara jovens para liderar e empreender, capacitando-os para estarem aptos a gerenciar, criar valor econômico e potencializar o ciclo de vida sustentável e perpétuo dos negócios cooperativos.

com informações da CAR

Compartilhe no WhatsApp

Feirantes do São Caetano devem mudar para galpão até esta quinta (26)

Previous article

Prefeitura proíbe motos com descargas adulteradas em Itabuna

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *