Um programa da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) está assegurando renda e formação prática para jovens rurais da Bahia e ampliando o acesso ao serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). O trabalho de Agentes Comunitários Rurais (ACR) e Agentes Comunitários em Apicultura e Meliponicultura (ACA) conta com mais de 800 jovens de comunidades rurais da Bahia capacitados.
Eles atuam como responsáveis por uma diversidade de funções fundamentais à boa execução e gestão dos investimentos realizados em centenas de associações e cooperativas do estado, por meio de projetos executados pela CAR, a exemplo do Bahia Produtiva e Pró-Semiárido.
Segundo o diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, esses jovens idealizaram as políticas públicas em comunidades quilombolas, indígenas e de agricultores e agricultoras familiares. Eles foram contratados pelas próprias associações e cooperativas, prioritariamente na sua comunidade ou seu entorno, com as funções de mobilizar, mediar e multiplicar os conhecimentos técnicos e de gestão junto a agricultoras e agricultores dessas comunidades rurais.
PRIMEIRO EMPREGO E “DIVISOR DE ÁGUAS”
A técnica em Agropecuária e Pedagoga, Gilmara Borges, foi selecionada para atuar como ACR na Associação do Tombador, no município de Alagoinhas. “Foi o meu primeiro emprego com carteira assinada, um sonho para mim. carrego uma bagagem de aprendizado”, destacou.
Para Carla Dias, da comunidade Campos, em Juazeiro, o trabalho como ACR foi um ‘divisor de águas’ em sua vida. “Essa contratação me abriu portas. Foi uma oportunidade de crescimento tanto no profissional quanto no pessoal. Tive inúmeras capacitações e oficinas, experiências como intercâmbios em outras comunidades”, pontuou.
Jeandro destaca outra ação da CAR para juventude rural: o Lidera BP – Formação e Desenvolvimento de Jovens Líderes do Bahia Produtiva. Ele prepara jovens para liderar e empreender, capacitando-os para estarem aptos a gerenciar, criar valor econômico e potencializar o ciclo de vida sustentável e perpétuo dos negócios cooperativos.
com informações da CAR
Compartilhe no WhatsApp
Comments