DestaquesPolítica

João Leão busca ampliar cooperação entre Portugal e Bahia

0

Enquanto o governador Rui Costa (PT) cumpre agenda a caminho dos Emirados Árabes, o vice João Leão (PP) busca ampliar a cooperação entre Portugal e a Bahia, com a internacionalização das relações comerciais, a promoção do destino turístico, a cooperação técnica no agronegócio e na atração de novos investimentos.

Os temas serão discutidos no encontro ‘Portugal descobrindo a Bahia do futuro’. O evento, promovido pela MVU Promoções e Eventos e com apoio do Governo do Estado, será realizado no salão do Hotel Vila Galé Ópera, em Lisboa, nesta terça(26). A ideia é reunir investidores, empresários de diversos setores e grandes operadoras de turismo que vão conhecer as potencialidades da Bahia em várias áreas.

“Com muita satisfação, viemos a Portugal mostrar o enorme potencial do estado da Bahia para investidores portugueses e reforçar as nossas relações com este país irmão. Nós já firmamos algumas parcerias de sucesso com empresários portugueses, mas temos a certeza de que estes exemplos podem se multiplicar e render muitos frutos”, afirma Leão, que é secretário do Planeamento.

A comitiva baiana já cumpriu 15 agendas oficiais, quando João Leão já esteve reunido com o secretário de Estado da Internacionalização de Portugal, Eurico Brilhante Dias, no Ministério de Negócios Estrangeiros. O vice-governador apresentou projetos pioneiros como o Polo Agroindustrial e Bioenergético do Médio São Francisco e a Fazenda Escola Modelo, na qual busca também cooperação na área da educação.

Se reuniu ainda com o presidente do Conselho da Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), José Luis Cacho. Passou por Évora, no Alentejo, e Torres Novas, no Ribatejo, onde conheceu de perto o processo de produção de vinhos e embutidos.

PRODUTOS BAIANOS

A comitiva baiana via apresentar mais de 70 marcas de chocolate e outros produtos com qualidade certificada para exportação, como os biscoitos de tapioca, a cachaça baiana de alambique, o café biológico, as amêndoas de cacau e as geleias. Tudo será apresentado num showroom em Portugal. Depois, vai à Paris participar do ‘Salon du Chocolat’ e à região de Champagne, onde terá reuniões com produtores locais.

Com informações da Seplan

Compartilhe no WhatsApp

CPI da Covid vota relatório final nesta terça (26)

Previous article

No sul, município baiano completa 30 dias sem homicídios

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *