O Sindicato dos Comerciários de Itabuna e Região está na bronca e promete reagir contra a postura dos supermercados na campanha salarial. Segundo a entidade, os empresários não oferecem reajuste e querem acabar os direitos da categoria. Isso ficou claro na última reunião (23/05) com representantes do Itão, Meira, Açaí, G.Barbosa, Mix Mateus e Carrefour.
“Demonstraram total desprezo e desconsideração por seus funcionários, rejeitando todos os itens da pauta de reivindicações além de proporem a retirada de direitos históricos, o que, na prática, significa rasgar a Convenção Coletiva de Trabalho”, diz um trecho do post no site do Sindicato.
Segundo o presidente da entidade, Joab Batista, as propostas absurdas são: eliminação dos pisos salariais (deixando todos os funcionários com salário mínimo); limitação de apenas dois Triênios (a Convenção em vigor não estabelece limite); retirada dos 10% de Quebra de Caixa; implantação de Banco de Horas negativo; recusa em fornecer ticket alimentação; não pagamento do trabalho aos domingos; resistência à redução da jornada para 40 horas semanais e à implantação de um plano de saúde.
MOBILIZAÇÃO E ASSEMBLEIA
Diante do cenário, o Sindicato está mobilizando a categoria para dar uma resposta ao patronato. Na próxima sexta (9), tem assembleias na entidade, em diferentes horários: 11h, 13h, 15h, 17h e 18h.
“Vamos decidir os rumos da Campanha Salarial. Os trabalhadores, as trabalhadoras e o Sindicato podem resistir a essa tentativa de retrocesso. Vamos garantir uma negociação digna, que respeite nossos direitos e traga a valorização que merecemos”, afirmou Joab.
Com informações do Sindicato
Compartilhe no WhatsApp
Comments