O governador Jerônimo Rodrigues (PT) recebeu, nesta terça (2), estudantes baianos vencedores do Campeonato Hackathon da NASA. A competição foi realizada em 2020 e reuniu mais de 29 mil participantes de 71 países, com o desafio de desenvolver soluções inovadoras para novas missões relacionadas ao espaço, ciência e tecnologia.
Denominado Ocean Ride, o projeto vencedor utiliza o Gerador de Van Der Graff como base para desenvolver um sistema de coleta de resíduos plásticos nos oceanos. Ele pode ser acoplado em barcos ou plataformas fixas, permitindo uma abordagem proativa e contínua na coleta de resíduos plásticos.
O equipamento é desenvolvido pelo Senai-Cimatec, através do edital “Cidade Zero Carbono“, cuja ideia é confeccionar produtos a partir dos microplásticos retirados dos oceanos. “Esse projeto dos estudantes é um belo exemplo de como a educação e a ciência são fortes ferramentas na conquista pelo desenvolvimento sustentável do nosso estado”, enfatizou Jerônimo, que recebeu a professora Isabel Sartori e os estudantes Antônio Rocha, Pedro Dantas e Genilson Brito.
CONFERÊNCIAS DA ONU
Eles apresentaram o plano de atividades para 2024, com a participação na Conferência da Década dos Oceanos da ONU, em Barcelona, cujo tema é “A Ciência que precisamos para os oceanos que queremos”. Vão participara, também, da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), a ser realizada em Belém (PA), em novembro de 2025.
A equipe falou de estratégias e apoios para promover soluções inovadoras aos desafios ambientais globais. O governador se comprometeu a apoiar a participação do grupo e colocou à disposição a estrutura de diversos órgãos estaduais para apoiar os estudantes no desenvolvimento do projeto.
com informações do governo estadual
Compartilhe no WhatsApp
Comments