Mais uma grande obra de mobilidade está sendo preparada pelo governo baiano. O governador Jerônimo Rodrigues (PT) anunciou que o Estado e a empresa CCR iniciam estudos de viabilidade para a implantação de uma ferrovia entre Salvado e Feira de Santana. Ao site Bahia Notícias, o ex-diretor de Mobilidade Urbana da Bahia e consultor de ferrovias, Danilo Ferreira, informou que as análises iniciais sobre o trecho entre as duas maiores cidades da Bahia já estão mais avançados, em nível de informação técnicas.
“O trecho Feira de Santana a Salvador já está mais avançado a nível de informações técnicas, como demanda, modelagem e traçados. É o trecho onde estão mais avançados os estudos. Os próximos passos são detalhar mais os estudos, aprofundar mais nos projeto de engenharia preliminares, para fazer a análise mais apurada dos números, e ai sim fazer uma segunda análise, que é o estudo de viabilidade técnica econômica”, disse Ferreia.
O Intercidades é um transporte ferroviário expresso de passageiros que liga cidades além dos limites das áreas urbanas, promovendo a integração regional. A ferrovia traria grandes impactos positivos como um alívio nas ligações rodoviárias, diminuindo poluição e acidentes, o desenvolvimento de empreendimentos imobiliários e de serviços ao longo do trecho, minimização da ociosidade de trechos rodoviários, além de encurtar o tempo necessário para viajar de uma cidade à outra.
Hoje, o tempo de viagem entre Salvador e Feira de Santana, por exemplo, dura em média 71 minutos. Com um trem expresso, poderia reduzir para 35 minutos. Neste trajeto, algumas cidades também seriam beneficiadas com algumas estações: Santo Amaro, Candeias e Simões Filho, além de uma outra estação na BR-101, já no território feirense. Isso é que é colocar cidades nos trilhos.
com informações do Bahia Notícias
Compartilhe no WhatsApp
Comments