Para debater a ampliação dos investimentos em energias renováveis na Bahia, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) se reuniu nesta terça (2) com representantes de empresas que fazem parte da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica). Durante o encontro, foi criado um grupo de trabalho (GT) que inclui os empresários, as a Casa Civil e as secretarias de Desenvolvimento Econômico (SDE), Meio Ambiente (Sema), Infraestrutura (Seinfra) e de Desenvolvimento Rural (SDR).
Segundo o titular da Casa Civil, Afonso Florence, a Bahia experimentou a implantação e a expansão expressiva da produção de energia eólica e de energia solar. “O governador Jerônimo determinou a implantação deste grupo de trabalho, reunindo o governo e o setor privado, para diligenciarmos providências para garantir celeridade processual, segurança jurídica, sustentabilidade ambiental e ampliar ainda mais rapidamente os parques de energia eólica e de energia solar”, explicou.
Para o diretor técnico da ABEEólica, Sandro Yamamoto, a instalação do GT representa um marco. “Aumentamos o diálogo do setor eólico com o Estado para termos uma segurança jurídica, para que os empreendimentos sejam viabilizados. No momento em que temos uma previsibilidade, uma segurança jurídica, os empresários tomam a decisão de fazer investimentos e, com isso, geramos emprego e renda para a população, aquecemos a economia, aumentamos o índice de desenvolvimento humano”, afirmou.
O GRUPO
A ABEEólica congrega 131 empresas que investem no setor eólico no Brasil, principalmente no Nordeste. Segundo Yamamoto, a Bahia é escolhida, pois possui ventos constantes, de ótima qualidade e intensidade, com áreas boas para a implementação de parques eólicos.
“Atualmente, temos mais de nove gigawatts em projetos outorgados pela Aneel, que serão construídos nos próximos cinco anos. Isso representa mais de R$ 50 bilhões em investimentos e cerca de 90 mil empregos que serão gerados para implantação e operação desses parques. Temos também os arrendamentos que são pagos, promovendo o aquecimento da economia local, um grande benefício para o estado que vai receber esses investimentos”, destacou.
com informações do governo estadual
Compartilhe no WhatsApp
Comments