Ainda na China, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) conheceu alguns projetos que podem ser implementados na Bahia e tornar o estado referência em nova tecnologia. O chefe do Executivo estadual esteve na cidade de Chongqing, onde visitou a linha de 15,5 quilômetros do VLT, que foi construído pela BYD, empresa que venceu a licitação na Bahia e deve assumir a fábrica da Ford em Camaçari.
Jerônimo também conheceu a fábrica da empresa de baterias para veículos. Caso o acordo seja selado, este equipamento também deverá ser utilizado nos modelos que devem ser fabricados na Bahia. “O mercado mundial tende a ser fortalecido com a venda de carros elétricos, principalmente pela questão da transição energética. Acho que a Bahia vai se destacar nesse aspecto. Estamos trabalhando para isso”, disse o governador.
O governador foi acompanhado pela equipe técnica da empresa e pelo CEO da BYD Brasil, Tyler Li, que apresentaram detalhes do projeto do modal (VLT) de Salvador. “O sistema e a tecnologia que eles usam aqui no VLT têm um impacto positivo em diversas áreas, como meio ambiente, geração de renda e inovação”, explicou Jerônimo.
Ao todo, o modal deve contar com 15 estações separadas por distância de 600 metros a dois quilômetros. Serão percorridas por 13 trens de dois vagões cada, com capacidade de transportar até 21 mil pessoas em dias de grande movimento. A ideia inicial é que as saídas aconteçam a cada três minutos.
Nesta terça (11), o governado se reúne com a direção da BYD, quando pode sair o acordo para a empresa assumir a fábrica de automóveis de Camaçari.
com informações do governo estadual
Compartilhe no WhatsApp
Comments