A Hanseníase, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, é uma doença crônica que pode afetar qualquer pessoa. A Prefeitura de Ilhéus, visando ações preventivas e assistência aos casos da doença, busca informar a população sobre prevenção e tratamento, com o objetivo de alterar as estatísticas e reduzir o número de vítimas na cidade.
De acordo com a Prefeitura, a Secretaria da Saúde (Sesau), em parceria com a Rede Hans Bahia, promove a campanha Janeiro Roxo, dedicada ao combate à Hanseníase, com ações para ampliar o conhecimento sobre a doença.
Ainda de acordo com a Prefeitura, a campanha destaca a importância do diagnóstico precoce para evitar sequelas graves. Segundo o Boletim Epidemiológico de Hanseníase do Ministério da Saúde, o Brasil é o segundo país com maior número de casos no mundo. Caracterizada por alterações na sensibilidade térmica, dolorosa, tátil e força muscular, a Hanseníase pode apresentar sintomas como manchas claras ou vermelhas na pele, diminuição da sensibilidade, dormência e fraqueza nas mãos, braços, pés, pernas e olhos.
com informações da Prefeitura
Compartilhe no WhatsApp
Comments