A RegiãoDestaques

Itabuna “vermelhou” em dezembro para prevenir a AIDS e as DSTs

0

Para ampliar a conscientização, a prevenção e o tratamento da AIDS em Itabuna, a Prefeitura fez, nesta sexta (1º), o lançamento do Dezembro Vermelho. A iniciativa é realizada em conjunto com o Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (CERPAT), da Secretaria Municipal de Saúde, e as organizações não-governamentais Grupo de Apoio à Prevenção da AIDS (GAPA), Grupo Humanus e o Movimento Nacional das Cidadãs Positivas.

As atividades aconteceram em três pontos do Centro da cidade: nas praças Adami e Otávio Mangabeira, e na Avenida Juracy Magalhães. Equipes distribuíram preservativos masculinos e femininos, gel lubrificante e panfletos educativos.

“Durante todo o mês teremos ações educativas na prevenção e tratamento da AIDS e ISTs nas Unidades Básicas e de Saúde da Família e nas escolas municipais para conscientizar os itabunenses de como evitar a contaminação e se autoproteger. Temos instituições como as ONGs, bastante atuantes nessa luta, e estamos sempre discutindo qual a melhor maneira de fazer um movimento conjunto” afirmou a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes.

ASSISTÊNCIA

Atualmente, o CERPAT atende cerca de 2.800 pessoas para tratamento de HIV, sendo 162 diagnósticos somente em 2023. “A mobilização tem como maior objetivo educar a população a respeito da prevenção e do tratamento das DSTs, HIV, AIDS, além de conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce para a efetividade do tratamento”, disse Fernanda Barros, coordenadora da instituição.

Ela lembra que as pessoas interessadas em realizar o teste de HIV e ter mais conhecimento na prevenção e tratamento das DSTs, pode procurar o CERPAT, na Rua Manoel Fogueira, 167, Centro. Os atendimentos começam a partir das 7h e vão até as 17h, de segunda a sexta-feira.

com informações da Prefeitura

Compartilhe no WhatsApp

Lista de doenças relacionadas ao trabalho é ampliada

Previous article

Só para elas: Ilhéus realiza Semana do Empreendedorismo Feminino

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *