Itabuna inicia nesta segunda (4), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e a 8ª Campanha Nacional de Seguimento e Vacinação contra o Sarampo por meio da Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola). Segundo a Secretaria de Saúde, as vacinas serão aplicadas em paralelo à vacinação contra a Covid-19.
O objetivo da “Tricampanha” é imunizar a população das doenças virais e respiratórias que mais têm acometido as pessoas nesta época do ano, especialmente com a chegada do outono. A primeira fase da vacinação de influenza vai de 4 a 30 de abril, imunizandos idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde. No mesmo período, acontece a primeira fase da vacinação da Tríplice Viral, quando serão priorizados trabalhadores de saúde.
A segunda fase da influenza vai de 2 de maio a 3 de junho, quando serão imunizadas crianças de seis meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas, professores, pessoas com comorbidade, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores do transporte rodoviário.
Também serão vacinados servidores de Segurança e Salvamento, funcionários do Sistema de Privação de Liberdade, população privada de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas. Na segunda fase da Tríplice Viral, que acontece no mesmo período, serão imunizadas crianças de seis meses a menores de 5 anos.
CONTRAINDICAÇÕES
Situações de contraindicação da vacinação da Tríplice Viral são reações alérgicas (anafilaxia) à dose anterior da vacina; crianças menores de 5 anos de idade com imunodepressão grave por pelo menos 6 meses, ou com sintomatologia grave e gestantes.
Trabalhadoras da saúde gestantes não vacinadas ou com esquema incompleto para o sarampo não deverão receber a vacina tríplice viral. A vacinação contra o sarampo deverá ser agendada para o pós-parto.
“A vacinação é uma das medidas de prevenção mais importantes para proteger contra essas doenças, além de contribuir na redução da circulação viral na população, bem como suas complicações e óbitos, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco”, alerta a coordenadora da Rede de Frio, Camila Brito.
com informações da Prefeitura
Compartilhe no WhatsApp
Comments