A visita de uma delegação de engenheiros ferroviários do Governo da China às obras da Ferrovia de Integração Leste-Oeste (Fiol) e ao Porto Sul reacendeu as discussões sobre a criação do Corredor Bioceânico ligando o Brasil ao Peru. A comitiva, coordenada pelo Governo Federal com apoio do Governo da Bahia, analisou o potencial de conexão entre o Porto Sul, no litoral baiano, e o porto de Chancay, no Peru, como rota estratégica para o escoamento de minérios, grãos e produtos industrializados entre o Atlântico e o Pacífico.
Diante desse cenário, o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), voltou a defender a instalação de um Polo de Logística no município. Segundo ele, a cidade possui localização estratégica, no entroncamento das rodovias BR-415 e BR-101, além da proximidade com o Aeroporto Jorge Amado, o que a torna uma peça-chave no desenvolvimento regional impulsionado pela Fiol e pelo Porto Sul. “Itabuna está se preparando para ser um polo fundamental de geração de emprego e renda com a chegada desses grandes empreendimentos”, afirmou.
Castro também destacou os recentes investimentos em infraestrutura, como a construção da rodovia BA-649, ligando Itabuna a Ilhéus, a duplicação de trechos da BR-415 e o projeto Mais Água para a Cidade, que garantirá abastecimento de água com capacidade de até oito milhões de litros. Além disso, ele enfatizou a importância da construção de uma unidade do Instituto Federal da Bahia (IFBA) na zona oeste da cidade, iniciativa que contribuirá para a formação de mão de obra especializada voltada às demandas industriais e logísticas.
com informações da Prefeitura
Compartilhe no WhatsApp
Comments