A Secretaria Municipal de Saúde de Itabuna realizará mais uma edição do Mutirão Bota Fora 2025 contra a Dengue nesta semana. A ação tem como objetivo eliminar focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença, por meio da coleta de materiais inservíveis e da conscientização da população sobre a importância da prevenção.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes, o descarte irregular de lixo e o acúmulo de água parada são fatores que favorecem a proliferação do mosquito. “Os mutirões são fundamentais para combater a dengue, pois os Agentes de Combate às Endemias (ACE) percorrem as residências, principalmente em áreas com altos índices de infestação, orientando a população e eliminando possíveis criadouros”, destacou.
De acordo com a coordenadora do Departamento de Combate às Endemias, Lucimar Ribeiro, o mutirão tem um papel essencial na remoção de materiais que acumulam água e no tratamento de locais propícios à reprodução do Aedes aegypti. “A escolha dos bairros segue um levantamento técnico que aponta onde há maior risco. O Daniel Gomes, por exemplo, registrou um índice de infestação de 7%, o que exige uma ação imediata”, explicou.
Com informações da Secretaria Municipal
Compartilhe no WhatsApp
Comments