O conjunto de ações desenvolvidas diariamente pela Diretoria da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde tem surtido efeito positivo no combate e eliminação do mosquito Aedes aegypti em Itabuna. Segundo Maristella Antunes, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, o município se mantém na “Zona Branca” para os casos de dengue, chikungunya e zika vírus, conforme o último Monitoramento Semanal das Arboviroses da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB).
Maristella informou que os dados foram atualizados no último dia 20 e estão disponíveis no site do Ministério da Saúde. O município mantém o índice de infestação predial em torno de 1,5%. Ela atribui esse resultado às diversas estratégias implementadas pelo Departamento de Vigilância em Saúde, seguindo as diretrizes do prefeito Augusto Castro (PSD). Desde o início da gestão, houve investimentos em inseticidas, fardamento novo, equipamentos, capacitação profissional e valorização dos Agentes de Combate às Endemias.
Segundo a Prefeitura, as atividades rotineiras incluem visitas domiciliares para orientar os moradores sobre a identificação e eliminação de possíveis criadouros de larvas e o uso de inseticidas em locais com suspeita de casos de dengue, inclusive durante o turno noturno. Maristella também destacou a importância dos mutirões nos bairros, que têm feito uma grande diferença, além das ações educativas nas escolas e junto às famílias em bairros centrais e periféricos.
com informações da Prefeitura
Compartilhe no WhatsApp
Comments