A Secretaria Municipal de Saúde de Itabuna vai implantar armadilhas para monitorar a proliferação do mosquito da dengue, o Aedes aegypti. A ação acontecerá em várias localidades do município, começando a estratégia de utilização de ovitrampas nos bairros Fernando Gomes e Nova Ferradas.
O trabalho consiste em depositar um recipiente de plástico preto com um pedaço de madeira áspera no seu interior, para coletar os ovos do mosquito. Essa é uma orientação do Ministério da Saúde para o monitoramento do causador da doença .
Segundo a coordenadora do Departamento de Combate às Endemias, Lucimar Ribeiro, o proprietário do imóvel assina um termo de responsabilidade autorizando a equipe a depositar as ovitrampas. Depois de sete dias, a equipe retorna para coletar o material e encaminhá-lo ao laboratório de análises.
“A participação da população é fundamental para o sucesso desta nova estratégia de combate ao Aedes aegypti. Para garantir a coleta eficiente dos ovos do mosquito, a gente orienta aos proprietários dos imóveis que evitem mexer no recipiente ou mudá-lo de lugar”, disse Lucimar, lembrando que Itabuna continua com níveis baixos de infestação para o mosquito e de casos de arboviroses: dengue, zika e chikungunya.
com informações da Prefeitura
Compartilhe no WhatsApp
Comments