A partir desta quinta (16), Itabuna inicia o novo clico de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. As ações serão lideradas pela Coordenação do Programa de Combate às Endemias do Departamento de Vigilância em Saúde, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde.
Segundo a coordenadora do Programa de Endemias, Lucimar Ribeiro, as visitas aos domicílios e imóveis têm duração de 40 dias. Após esse prazo, o mesmo agente de combate às endemia volta para repetir o tratamento. “É importante que a população, ao lavar tanques ou reservatórios de água, não retire essas pastilhas que garantem a eliminação de larvas, o tratamento e o combate às arboviroses”, explica.
Lucimar também comemorou a queda no Índice de Infestação Predial, resultado das ações de prevenções da saúde, reforçado por parcerias como a do Departamento de Limpeza Pública durante os mutirões.
Ela destaca que, embora Itabuna registre queda no número de casos de dengue, é importante ficar em alerta, evitar água parada em vasilhames abertos, tampar bem reservatórios de água, observar e limpar os quintais. Em caso do possível surgimento de casos, deve-se ligar para o disk-dengue (73) 3612-8324.
com informações da Prefeitura
Compartilhe no WhatsApp
Comments