A RegiãoDestaques

Itabuna inova incluindo cuidado farmacêutico em oito Unidades Básicas de Saúde

0

Desde a última semana, oito Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Itabuna passaram a oferecer o Cuidado Farmacêutico como parte do atendimento regular aos pacientes. Essa medida, implementada pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Saúde, foi formalizada pelo Decreto nº 15.935, publicado no Diário Oficial do Município. A iniciativa busca aprimorar o acompanhamento médico, especialmente para pacientes que fazem uso contínuo de múltiplos medicamentos.

O decreto destaca que pacientes que utilizam diversos medicamentos simultaneamente, enfrentam comorbidades, ou têm dificuldades em aderir ao tratamento prescrito, estão mais suscetíveis a problemas relacionados ao uso de medicamentos. Esses pacientes, que muitas vezes são acompanhados por diversos serviços de saúde, representam uma alta demanda de recursos, com aumento nas hospitalizações.

Atualmente, Itabuna conta com 32 Unidades Básicas de Saúde e é pioneira no interior da Bahia na implementação do Cuidado Farmacêutico. A previsão é de que o serviço seja expandido para metade das UBSs do município. O atendimento farmacêutico será direcionado, principalmente, a pacientes que utilizam insulina e outros medicamentos para controle do diabetes, visto que o uso incorreto desses medicamentos é um problema comum que compromete a eficácia do tratamento.

Wanderlei de Souza Machado Júnior, coordenador da Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde, ressaltou que o acompanhamento farmacêutico é essencial para garantir a qualidade no atendimento aos diabéticos e outros pacientes. As consultas com o farmacêutico serão realizadas mensalmente na UBS onde o paciente já recebe atendimento, incluindo uma análise detalhada da história clínica e do uso de medicamentos. O objetivo é identificar e solucionar problemas relacionados à farmacoterapia, ajudando os pacientes a alcançar melhores resultados em seus tratamentos.

com informações Secretaria de Saúde 

(foto divulgação)

Compartilhe no WhatsApp

Leitos de UTI lotados e mais de 200 casos acendem sinal vermelho da Covid-19 em Itabuna

Previous article

Starlink desafia ordem do STF e mantém acesso à rede social X

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *