Nesta semana o auditório da Secretaria de Planejamento (SEPLAN) de Itabuna sediou um encontro estratégico para alinhar as ações do Programa de Regularização Fundiária Urbana (REURB). O programa, que já está em execução há três anos, é uma iniciativa que busca garantir cidadania e segurança jurídica aos moradores de núcleos urbanos informais. Instituído pelo Governo Federal e municipalizado em 2023 pelo Programa Meu Lugar, sob a gestão do prefeito Augusto Castro (PSD), o REURB promove medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais para integrar áreas informais ao ordenamento territorial urbano, além de titular os ocupantes dessas áreas.
Segundo a Prefeitura, durante a reunião, que contou com a presença do vice-prefeito e secretário de Planejamento, Josué Brandão Júnior, os técnicos destacaram a importância de priorizar as áreas periféricas e mais distantes do município. Dados do Censo de 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indicam a existência de 34 favelas em Itabuna, evidenciando a necessidade de ações contínuas de regularização.
O secretário Josué Brandão Júnior reforçou o compromisso da gestão municipal em garantir a periodicidade das reuniões de avaliação e alinhamento. “São muitas áreas que precisam ser regularizadas, algumas pela prefeitura e outras por meio da iniciativa privada, que apresenta propostas de regularização com limites orçamentários para beneficiar as famílias que residem nesses imóveis”, afirmou.
com informações da Prefeitura
Compartilhe no WhatsApp
Comments