A coordenação de Combate às Endemias de Itabuna realizou um encontro com os Supervisores de Área para discutir o início do 5º ciclo de combate às larvas do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. A reunião ocorreu na Unidade Básica de Saúde (UBS) Antonio Menezes Filho, no Bairro Vila Anália, e teve como principal objetivo avaliar o fechamento do 4º ciclo e planejar o início do próximo, que terá início na próxima semana.
Segundo a coordenadora Lucimar Ribeiro, o ciclo de combate dura em média 40 dias e é focado em visitas domiciliares para a prevenção e eliminação de criadouros do mosquito. “O Ministério da Saúde recomenda a realização de até quatro ciclos, com visitas em até 80% dos domicílios. Nós ultrapassamos essa meta e conseguimos realizar até seis ciclos, cobrindo 90% dos lares de Itabuna”, destacou Lucimar.
O último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), feito em julho, indicou um índice de infestação de 0,68%. “Embora a situação esteja controlada, não podemos baixar a guarda, pois em gestões anteriores Itabuna já chegou a registrar um preocupante índice de 27%”, alertou a coordenadora.
A população também pode colaborar entregando pneus velhos no ponto de coleta localizado na Rua Professor Alício de Queiroz, nº 567, no Centro de Itabuna, ou entrando em contato com o Disk-Dengue pelo telefone (73) 3612-8324.
Com informações da Secretaria de Saúde.
(Foto Canva)
Compartilhe no WhatsApp
Comments