A Prefeitura de Itabuna, diante das intensas chuvas que atingiram aproximadamente 200 milímetros nesta última semana e da enchente do Rio Cachoeira, que elevou seu nível a nove metros em diversas áreas da zona oeste da cidade, como a Rua da Bananeira, Rua de Palha (Bairro Maria Matos) e beira-rio do Nova Itabuna, Ferradas e São Roque, na zona norte, mobilizou as secretarias municipais para prestar assistência às 76 pessoas desabrigadas.
De acordo com a Prefeitura, sob a coordenação do prefeito Augusto Castro (PSD) e da primeira-dama Andrea Castro, um mutirão foi iniciado para fornecer refeições, lanches, água mineral, colchões e cobertores às vítimas das enchentes. O secretário da Promoção Social e Combate à Pobreza, Josué Brandão Júnior, os desabrigados foram temporariamente abrigados em quatro escolas da Rede Municipal de Ensino: Brasília Baraúna, no São Roque, Creche Raimundo Jerônimo Machado, no Nova Itabuna, Leonor Pacheco, no Maria Matos, e Lourival Oliveira Soares, no Bairro de Ferradas.
Ainda de acordo com a Prefeitura, a mobilização teve início na noite de sábado (27), quando as águas do Rio Cachoeira inundaram algumas ruas, e continuou durante a madrugada. No gabinete do prefeito Augusto Castro, um encontro foi promovido com os secretários municipais e a Coordenadoria da Defesa Civil para coordenar a ação emergencial de socorro às vítimas. “Neste momento, a segurança e o bem-estar de cada cidadão são as prioridades do momento”, declarou o Chefe do Executivo itabunense.
“Quero assegurar a todos que a Prefeitura está totalmente mobilizada e preparada para agir de maneira imediata em resposta a possíveis eventualidades. Nossas equipes estão monitorando constantemente as condições climáticas e prontas para realizar todas as ações necessárias para garantir a segurança de cada família nas áreas de risco”, acrescentou o prefeito.
com informações da Prefeitura
Compartilhe no WhatsApp
Comments