A partir do dia 15 de agosto, os moradores das cidades de Itabuna, Ilhéus, Barreiras, Feira de Santana, Irecê e Vitória da Conquista, poderão solicitar a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). A primeira via do documento será emitida gratuitamente para todos os cidadãos, trazendo inovações que vão além de uma simples identificação.
A CIN, que substitui o antigo Registro Geral (RG), utilizará o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) como único identificador, promovendo a padronização e a integração dos dados pessoais em todo o país. Além de ser um documento de identificação, a nova carteira permite a inclusão de informações adicionais importantes, como o número da carteira nacional de habilitação (CNH), carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar.
O novo documento também oferece a possibilidade de registrar condições de saúde, como Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências, mediante a apresentação de atestados médicos. Outras informações que podem ser incluídas são o tipo sanguíneo, fator RH, indicação de doador de órgãos, e nome social, em respeito à identidade de gênero do cidadão. A CIN terá ainda uma versão digital, disponível no site oficial três dias após a emissão da versão física, que deve ser entregue em até 15 dias.
Compartilhe no WhatsApp
Comments