Mesmo com apenas 16 casos de dengue confirmados de janeiro até agora, a coordenação do Programa de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde segue desenvolvendo mutirões nos bairros para reforçar as ações de combate e controle do Aedes aegypti. É sempre às sextas-feiras, a partir das 5 horas.
Os mutirões começaram na semana passada no Bairro Santa Inês e chegam ao São Pedro na sexta (23). Nas próximas duas semanas acontecem no Monte Cristo e no Sarinha Alcântara. Em outras localidades tem a remoção de lixo e entulhos. Além disso, educação ambiental, com orientações dos Agentes de Combate às Endemias (ACE), pela equipe de Educação em Saúde, dos servidores da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB) e da Biosanear.
As equipes visitam as casas para orientar os moradores sobre como identificar e eliminar possíveis criadouros de larvas, e na limpeza de quintais. Se necessário, há bloqueio de focos em casas com suspeita de casos da dengue com pulverização costal de inseticida.
Segundo a chefe do Programa de Endemias, Lucimar Santos Ribeiro, o Índice de Infestação Predial em Itabuna está em torno de 1,5%, considerado aceitável pelo Ministério da Saúde. “Não que não se pode baixar a guarda, porque um mosquito leva apenas 10 dias para se desenvolver e vive por cerca de 30 dias. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é zerar os casos de dengue e demais arboviroses. Estamos trabalhando duro para isso”, garantiu.
com informações da Prefeitura
Compartilhe no WhatsApp
Comments