Com investimentos de R$ 5,7 milhões, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) reinaugurou, neste sábado (2), o Centro de Cultura Adonias Filho, em Itabuna. Com a modernização, espaço conta com sistemas modernos de elétrica e climatização, novos telhados e forros, nova pintura, esquadrias e pavimentação, além da reforma na estrutura cênica e técnica. Tem ainda paisagismo e adequação do espaço às normas mais atuais de acessibilidade e de segurança.
O Centro, que homenageia o escritor baiano nascido na região, conta com uma sala de espetáculos com 297 poltronas e seis lugares para cadeirantes, além de camarins e banheiros; três salas multiuso que comportam ensaios, oficinas, workshops e pequenos eventos para até 110 pessoas; um Foyer/Galeria para exposições, audições musicais e recepções; um anfiteatro na área externa que comporta até 2 mil pessoas; além de dois anexos e um coreto.
“Esse é um equipamento que tem que ser utilizado permanentemente, para que a comunidade possa apresentar aquilo que já tem produzido ou produzir algo novo aqui dentro. Tudo o que estamos fazendo tem que estar linkado com o projeto municipal e com o projeto regional. Esse é um espaço de produção, de geração e, naturalmente, de aperfeiçoamento de cultura”, afirmou Jerônimo Rodrigues.
Em seu perfil no Instagram, o prefeito Augusto Castro celebrou. “O Centro Adonias Filho entrou pra lista dos equipamentos que estão de volta pra nossa Itabuna! Hoje tivemos a entrega da requalificação do espaço, com uma cerimônia linda que contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues e o secretário de Cultura Bruno Monteiro”, escreveu.
HISTÓRIA
O Centro Cultural Adonias Filho foi inaugurado em 1986 e é um dos 17 espaços culturais administrados pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult). Lá, o governador visitou ainda a exposição da vida e obra de Adonias Filho, um dos principais nomes da literatura brasileira do século XX, autor de obras como “Os Servos da Morte”, “Corpo Vivo” e “Memórias de Lázaro”.
Entre as atrações da noite, destacam-se as apresentações da cantora Alinne Rosa; da Orquestra de Câmara Opôs, com o maestro Pablo Shaul e Davidson Viana; além de exposições de Sebastião Salgado e sobre a vida e obra de Adonias Filho. “Aqui se formaram gerações de compositores, teatrólogos, artistas, pintores. O Centro de Cultura já era bonito, ficou maravilhoso. Muitíssimo obrigado por tanta dedicação, tanto respeito e dignidade que a cultura recebe nesse momento”, destacou o cantor Marcelo Ganem, que se apresentou no evento.
com informações do governo estadual
Compartilhe no WhatsApp
Comments