O prefeito Augusto Castro (PSD) comemorou a 4ª colocação Itabuna na Bahia, pelo ranking da avaliação dos indicadores para serviços urbanos e qualidade de vida no estudo da Bright Cities. Trata-se de uma plataforma tecnológica que avalia serviços prestados pelos municípios, totalizando 326 cidades brasileiras.
Segundo Castro, a avaliação confirma os bons indicadores que Itabuna passou a ter depois do saneamento das contas públicas. “Agora, o município vive um novo estágio com a negociação dos débitos com INSS e FGTS, elevação para a categoria B de sua capacidade de pagamento junto à Secretaria do Tesouro Nacional (CAPAG), o que demonstra boa saúde financeira, e abre oportunidade para a tomada de crédito com instituições financeiras nacionais e internacionais para a execução de inúmeros projetos”, afirmou.
Na Bahia, as cinco melhores cidades no ranking foram Barreiras (5,7), Lauro de Freitas (5,64), Salvador (5,37), Itabuna (5,34) e Feira de Santana (5,32). As duas primeiras ficaram entre as cinco mais bem avaliadas na Região Nordeste. Por estado, o Paraná lidera o ranking seguido de São Paulo, Santa Catarina e Distrito Federal. A Bahia ficou em 14º lugar nacionalmente e em segundo no Nordeste, na mesma avaliação.
O estudo avaliou cidades com mais de 100 mil habitantes, a partir de dados do IBGE, de 2021, e auditou 40 indicadores essenciais e de apoio, ranqueando as cinco melhores cidades de cada região do Brasil. São 40 indicadores selecionados para compor o ranking, divididos em cinco pilares temáticos: prosperidade, gestão, bem-estar, segurança e infraestrutura e serviços básicos.
com informações da Prefeitura
Compartilhe no WhatsApp
Comments