Cerca de 300 pessoas da comunidade Ribeirão Seco, na zona rural de Itabuna, são assistidas na UBS José Maria de Magalhães Neto (antigo SESP), no Centro. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, é a unidade de referência e de porte mais próxima para assistir esse público.
Ainda de acordo com a pasta, os atendimentos estão regularizados, bem como, o transporte coletivo duas vezes ao dia. Pelos critérios do Ministério da Saúde, o quantitativo populacional da comunidade não atende aos critérios para uma equipe inteira de saúde da família multidisciplinar. No entanto, há um projeto para que seja realizado atendimento itinerante por meio de unidade móvel àquela e demais comunidades rurais.
Regularmente são realizadas ações da Atenção Primária e da Rede de Frio, para vacinação na comunidade, e ações dos agentes comunitários, que informam as demandas de pacientes que precisam de assistência e maior urgência.
A secretaria diz ainda que melhorias estruturais para viabilizar mais acesso à comunidade já estão sendo providenciadas. A Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB) informa que a estrada de acesso à comunidade entrará em obras de recuperação na próxima semana, definido em encontro com a associação de moradores e a comunidade.
com informações da Prefeitura
Compartilhe no WhatsApp
Comments