A RegiãoDestaques

Itabuna apreende 200 quilos alimentos impróprios para o consumo

0

A Vigilância Sanitária (VISA), vinculada à Secretaria Municipal de Saúde de Itabuna, vem intensificando as fiscalizações nos supermercados, mercadinhos e mercearias para verificar as condições dos alimentos comercializados. Na última sexta (10), foram apreendidos cerca de 200 quilos de carne suína, vísceras deterioradas e outros produtos acondicionados em local insalubre em Nova Ferradas. Os alimentos inapropriados ao consumo foram incinerados.

Segundo a VISA, de abril até o momento já foram realizadas oito apreensões de alimentos estragados em diversos locais da cidade. Na lista, produtos com prazos de validade vencidos, estragados ou acondicionados em locais insalubres e sem ventilação no interior dos estabelecimentos comerciais.

As equipes encontraram embalagens de carnes secas, potes de margarina, iogurtes, biscoitos, mussarela e cartelas de ovos, dentre outros. Muitos produtos mesmo em boas condições de uso também são apreendidos em função da presença de pelos de ratos e asas de baratas em alguns locais visitados”, relatou a coordenadora da VISA, Antônia Iêda Lomes.

Segundo a gestora, “não se trata apenas da falta de limpeza ou de higiene, mas principalmente falta de dedetização dos depósitos, o que garante um ambiente protegido e seguro para a saúde pública da população. Quem lida com o comércio de alimentos, remédios e produtos afins precisa monitorar constantemente esses ambientes e fazer dedetização e desratização como formas de controle e eliminação de pragas urbanas”.

MULTAS PARA REINCIDENTES

Iêda afirmou que, a partir do próximo mês haverá lavratura de auto de infração, já com multas para os reincidentes. “A prefeitura não tem intenção de punir os comerciantes, mas assegurar a saúde da população com a venda de produtos de qualidade”, destacou.

De acordo com a diretora Departamento de Vigilância em Saúde, Maristella Antunes, o órgão pode interditar o estabelecimento quando identifica violações graves das normas sanitárias. Contamos com 15 agentes de fiscalização que atuam em feiras-livres, supermercados, clínicas médicas, hotéis, açougues e farmácias. Temos uma equipe de fiscais comprometida, que trabalha duro e diariamente para promover uma saúde de qualidade para nossa população”, enfatizou.

com informações da Prefeitura

Compartilhe no WhatsApp

Governo Lula suspende dívida de R$ 98 bilhões do RS por três anos

Previous article

Na Holanda, Jerônimo Rodrigues mostra potencial energético da Bahia

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *