No dia 5 de fevereiro, na Faixa de Gaz, um comboio a ONU com suprimentos alimentares vitais foi atingido por disparos das Forças de Defesa de Israel (FDI). E ainda impediram que os caminhões avançassem para o local onde milhões de palestinos estão. Os fatos foram confirmados por documentos compartilhados exclusivamente pela ONU e com análise própria da rede de TV CNN, dos Estados Unidos.
“Um comboio que transportava comida, rumo ao norte da Faixa de Gaza. Aquele comboio a caminho do que chamamos de áreas intermediárias foi atingido. Um dos caminhões que transportava suprimentos foi atingido por fogo naval israelense”, disse Juliette Touma, porta-voz da UNRWA, à CNN. As FDI não responderam aos pedidos da emissora para comentar o ataque, mas disse que estava investigando o incidente.
Segundo um relatório de incidente interno compilado pela agência da ONU para refugiados palestinos (UNRWA), a principal agência de ajuda humanitária da organização em Gaza, que também foi visto pela CNN, o caminhão era um dos dez num comboio parado em ponto de detenção das FDI quando foi alvejado.
Ninguém no comboio ficou ferido, mas grande parte do seu carregamento foi destruído. De acordo com a CNN, o ataque mostra os desafios que os esforços humanitários enfrentam para levar ajuda aos mais de 2 milhões de habitantes de Gaza com os bombardeios realizados por Israel.
com informações da CNN Brasil
Compartilhe no WhatsApp
Comments