O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Ilhéus realizou, nesta segunda-feira (14), a primeira operação com suporte aeromédico na região sul da Bahia. A ação inédita contou com o apoio do Grupamento de Operações Aéreas (GOA) do Corpo de Bombeiros da Bahia, sediado em Salvador, e representa um avanço significativo no atendimento pré-hospitalar em situações de urgência na regional que abrange 11 municípios.
A estreia do serviço ocorreu após um acidente grave na cidade de Gandu, onde quatro vítimas foram resgatadas, sendo duas em estado crítico. Um helicóptero do GOA pousou no estádio municipal, onde foi montada uma base médica emergencial para estabilizar os pacientes. As vítimas mais graves foram transferidas para o Hospital Prado Valadares, em Jequié, por questões estratégicas de logística e atendimento.
“Esse era um sonho antigo do nosso SAMU. Estou há 12 anos na instituição e ver isso se concretizar é uma grande conquista para toda a região”, declarou o diretor do SAMU de Ilhéus, Dr. Jonatas Pinto. O suporte aeromédico agora está disponível para todos os municípios da regional, com equipes compostas por militares do Corpo de Bombeiros e profissionais do SAMU de Salvador.
Com informações do SAMU
Compartilhe no WhatsApp
Comments