Segundo informações do INSS, a revisão do artigo 29 (revisão dos auxílios), será paga entre os dias 1º e 7 de maio deste ano. Este é o último lote do calendário de pagamentos, definido após acordo firmado entre o instituto e o Ministério Público Federal (MPF). Essa etapa vai contemplar 10.941 beneficiários.
A medida compensa erros no pagamento de benefícios por incapacidade entre 2002 e 2009. Na época, o órgão deixou de descartar as 20% menores contribuições no cálculo da média salarial dos trabalhadores. O acordo judicial ocorreu em 2012 e permitiu ao governo diluir os pagamentos ao longo dos anos de 2013 em diante.
Os valores serão liberados àqueles que, em 2012, tinham até 45 anos no mês de abril; já não recebiam mais o benefício calculado com erro; e tinham direito a atrasados a partir de R$ 6.000,01.
COMO CONSULTAR
No final de abril, será possível consultar se o beneficiário está no lote. Segundo o órgão, essa é a data em que “o processamento desses pagamentos deve ser concluído”. A consulta pode ser feita por telefone, pelo número 135, ou por meio do aplicativo ou site Meu INSS AQUI. Veja instruções:
>> Acesse site
>> Informe CPF e senha
>> Na barra superior, em azul, onde está escrito “Do que você precisa?”, digite a palavra revisão e selecione a opção “Revisão de Benefício – artigo 29”. Clique no texto
>> Acesse “Consultar Revisão de Benefício – Art. 29º”
>> Caso não tenha valores a receber, a mensagem será de que a “Consulta a Revisão artigo 29 não retornou dados para o cidadão”.
Com informações do Metrópoles
Compartilhe no WhatsApp
Comments