Desde sexta (23), o INSS autorizou aos beneficiários a contratar novos empréstimos consignados, desde que cadastrem seus dados biométricos na plataforma Meu INSS, na internet.
A medida de segurança foi anunciada na segunda (19), por meio de um despacho publicado no Diário Oficial da União. Assinado pelo presidente do instituto, Gilberto Waller Junior, o documento estabelece que a identificação biométrica de aposentados e pensionistas é imprescindível para avaliação do serviço de desbloqueio de benefícios para empréstimos consignados.
Tem, também, com o objetivo de mapear vulnerabilidades operacionais e implementar medidas corretivas e aprimoramentos, garantindo maior segurança e conformidade aos processos envolvidos.
A concessão de novas autorizações para empréstimos consignados estava bloqueada desde o último dia 8, por determinação do Tribunal de Contas da União (TCU), de junho do ano passado. Ao apurar denúncias de descontos não autorizados por aposentados e pensionistas e encontrar indícios de irregularidades.
com informações da Agência Brasil
Compartilhe no WhatsApp
Comments