Até o dia 28 de fevereiro, as empresas devem enviar aos funcionários o informe de rendimentos referentes a 2022. Da mesma forma para bancos e corretoras de valores, que devem disponibilizar o documento referente aos rendimentos de aplicações financeiras dos seus clientes.
Esse documento é essencial para a declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), pois a Receita Federal pode cruzar os dados e determinar quanto cada contribuinte pagou de imposto ao longo do ano passado e saber se houve sonegação ou não.
Os documentos podem ser disponibilizados pela internet e em aplicativos de internet banking. Empresa ou banco que não fornecer os comprovantes no prazo ou disponibilizarem com erros poderão pagar multa. No informe do empregador, devem constar os valores de todos os salários de 2022, além do 13º salário, e outros rendimentos recebidos eventualmente, como participação nos lucros.
Aposentados e pensionistas do INSS, podem obter seus comprovantes de rendimentos pela internet no site ou aplicativo do Meu INSS. O período de entrega das declarações do IRPF vai de 15 de março a 31 de maio. Segundo a Receita, a alteração permite que, desde o início do prazo de entrega, todos os contribuintes já possam usufruir da declaração pré-preenchida.
com informações do iG
Compartilhe no WhatsApp
Comments